Dicas saudáveis para se recuperar após qualquer operação

Recuperação depois da cirurgiaFazer uma operação é cada vez mais comum entre as pessoas que desejam corrigir um problema de saúde ou para fins estéticos.

Existe uma série de cuidados que o paciente deve cumprir para que a recuperação da cirurgia seja o mais rápido possível. E muito desses cuidados podem ser feito por meio de uma alimentação saudável.

Dependendo da operação, o corpo permanece inchado e dolorido durante um tempo, dependendo do procedimento que foi realizado. Com isso, para fazer com que o inchaço diminua, além das sessões de drenagem linfática e do uso de malhas de compressão, o ideal é manter uma dieta balanceada, que irá ajudar e melhorar na recuperação do paciente.

Além disso, as consultas pós-operatórias são fundamentais para o médico acompanhar de perto a recuperação.

Não importa a cirurgia que você faça, as dicas aqui são para todas. Porem cada cirurgia tem suas particularidade. Um exemplo é a rinoplastia é uma cirurgia de nariz muito usada para corrigir falhas e melhorar esteticamente. Caso queira saber tudo sobre: rinoplastia preço, antes e depois, vídeos de cirurgias, o que fazer antes e depois desse tipo de cirurgia, acesse o link abaixo:

http://www.cirurgiarinoplastia.com/rinoplastia-preco/

Outro exemplo de cirurgia é o de prótese de silicone nos seios que é indicada quando a mulher não está satisfeita esteticamente com seus seios ou também pode ser indicada quando a mulher apresenta mamas com tamanhos diferentes ou precisou retirar a mama ou parte da mama devido ao câncer.

Já a abdominoplastia, por exemplo, é uma cirurgia usada para retirar o excesso de gordura e de pele do abdômen, ajudando a diminuir a flacidez da barriga.

Dicas

AbacateObviamente que ficar de repouso em casa é um dos procedimentos que você obrigatoriamente precisa fazer. No caso da alimentação é preciso comer coisas que ajudem a amenizar o inchaço e facilitem a atividade intestinal, devido o tempo de repouso.

A alimentação ajuda também porquê têm certas substâncias encontradas em alimentos ajudam a reconstruir o tecido lesionado, seja pelo bisturi do cirurgião, seja por um acidente. Entretanto, há alimentos que devem ficar de fora da sua dieta tradicional para não dificultar o processo de cicatrização do local operado.

Um dos alimentos que devem ser evitados são doces e chocolates, pois eles dificultar a recuperação e não contribuem para uma digestão regular. Alimentos ricos em gorduras trans como os alimentos e bebidas industrializadas também deve ser evitados.

Consumir alimentos ricos em proteína é fundamental no pós-operatório. Afinal, a proteína ajuda no fortalecimento da pele do corpo e assim contribui para a cicatrização. Alimentos que combate os radicais livres do corpo também são importantes, com isso o consumo de verduras e legumes é fundamental.

O abacate acaba com o mau colesterol, regula o intestino e possui betacaroteno, vitaminas A, B, C, D, E, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e potássio. Outro alimento essencial é o suco de limão, pois o limão retém a hemoglobina, evitando a anemia.

Vale destacar que manter o corpo hidratado é OBRIGATÓRIO para sua recuperação após qualquer cirurgia. Assim, o consumo regularmente de água é fundamental para que você mantenha o corpo sempre hidratado. Sucos detox e frutas como melancia, melão e abacaxi se encaixam também nessa categoria. Pois esses alimentos ajudam a hidratar o organismo, compensar a perda de líquidos e diminuir o inchaço causado pela cirurgia.

Fonte desse artigo: http://saude.abril.com.br/alimentacao/cicatrizacao-alimentos-que-ajudam-ou-atrapalham-a-recuperacao-plena-da-pele/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *