Alimentos importantes para o sono

Muitas pessoas não sabem, mas existem alimentos que são importantes para o sono e que podem te proporcionar uma excelente noite de sono.

Para quem tem dificuldade na regularização do sono e em sua frequência, alguns alimentos não podem faltar numa alimentação. Antes de recorrer a remédios, procurem eles para dormir bem.

A insônia nos dias atuais é algo mais comum do que podemos imaginar, pode ser causada por stress, depressão e outros problemas inerentes ao sono, qualquer pequeno aborrecimento durante o dia, pode ser levado para a cama e fazer com que o sono vá embora.

Tente ingerir esses alimentos que citaremos aqui e espere por um sono mais tranquilo.

Algumas comprovações científicas

Está comprovado cientificamente que não somente uma alimentação, mas também hábitos saudáveis podem ajudar e muito a se ter um sono tranquilo. Entre eles, o exercício físico e terapias, apresentam uma relação muito forte entre o sono e o bem-estar.

Exclua da sua alimentação, gorduras saturadas ou trans. As boas são as polinsaturadas, podemos citar ômega 3,6 e 9, elas promovem o bem-estar e melhoram a circulação sanguínea, as alterações de humor e a depressão.

Nunca coma demasiadamente no período noturno, para que seu organismo fique a noite sem relaxar na digestão.

O leite e outras bebidas nessa alimentação

LeiteUm dos mais conhecidos é o leite morno, pode acrescentar mel, ele ajuda para adormecer melhor, ou seja, a combinação desses alimentos são ótimos para quem buscam uma maneira de como dormir rapido.

Isso porquê esses alimentos juntos reúnem um aminoácido chamado de triptofano e se for acrescentado a um cereal, a pessoa pode receber os benefícios desse indutor do sono. Misturado também a um chocolate quente, pode ser uma bebida reconfortante.

O entrave fica por conta do chocolate, por conter cafeína que é um estimulante, nesse caso se deve substituir o chocolate quente, principalmente para quem tiver dificuldades para dormir por um chá, que pode ser o de camomila ou de valeriana, que são bons calmantes e não se esqueça de beber água durante o dia para limpar todo o seu organismo e dormir bem durante a noite. Fuja do café antes de dormir.

Os grãos integrais

Esse é para quem está se sentindo inquieto antes de se deitar para dormir. Coma um pedaço de pão integral ou torrada integral. Eles incentivam o aminoácido triptofano que funciona como um sedativo para o cérebro.

A aveia é uma fonte natural de melatonina, que é um hormônio que ajuda no controle do sono, pode ser na forma de grão, na comida ou como um mingau para ingestão.

O grão-de-bico também além de ajudar a comer menos, é rico em vitamina B6 e tem seu papel fundamental na serotonina, que é o hormônio da felicidade e aumenta a sua saúde mental e o ajudará a ficar mais tranquilo.

As nozes também podem entrar aqui como fonte de magnésio e triptofano são encontradas nas sementes de linhaça, sementes de abóbora e sementes de girassol.

As carnes

Sugerimos as carnes magras, as de aves, como as de frango e peru, todas possuem triptofano, servem para um bom sono, por serem leves, mas nunca devem ser fritas e sim grelhadas.

O peixe também é muito bom, por ser rico em proteínas e aminoácidos (assim como o Whey Protein falado nesse artigo) que são ótimos para a produção de serotonina e fonte de ômega 3.

Legumes e verduras

Verduras e legumesA maioria dos legumes e verduras são bem fáceis de serem ingeridos.

Os legumes têm um índice glicêmico bastante alto para aumentar os níveis de insulina, o que pode promover uma produção de hormônios do sono.

Uma sopa de legumes pode ser excelente para uma boa noite de sono, por exemplo, ainda ajudam a se sentir mais satisfeito na dieta e evitando comer demais.

Frutas

Uma fruta que destacamos é a banana, por ser um super alimento rico em nutrientes, é estimulante da melatonina e da serotonina, tem magnésio e potássio que serve de relaxante muscular e nervoso, auxiliares para um sono reparador. Uma banana antes de dormir já é o suficiente para essa atuação relaxante para o sono.

Dormir bem deve ser um hábito que todos nós devemos ter diariamente.

Uma boa noite de sono nos ajuda a ter um dia mais ativo e alimentos para dormir melhor, devem ser introduzidos ao nosso cotidiano, para termos boas noites tranquilas de sono.